quinta-feira, 24 de março de 2016

Olímpico de Ourinhos perdeu chance de fazer história na divisão de acesso

O modesto Esporte Clube Olímpico deixou de fazer história como um dos pioneiros na divisão de acesso do Interior. No ano que vem a competição patrocinada pela Federação Paulista de Futebol vai completar 70 anos da existência. O primeiro campeão foi o XV de Piracicaba.
De acordo com o Almanaque do Futebol Paulista, quando foi criada a divisão de acesso poucas equipes foram convidadas para disputar o torneio, mas o Esporte Clube Olímpico pela sua importância como clube amador filiado na Federação recebeu o convite, mas a diretoria desistiu antes do campeonato começar. O Azulão da Vila Perino de Ourinhos nunca ingressou no futebol profissional. Só disputou os campeonatos amadores do município.
O pioneiro clube a ingressar na segunda divisão do município foi o Clube Atlético Ourinhense no ano de 1952 e depois teve mais sete participações na terceira divisão nos anos de 1961, 1962, 1963, 1964, 1965, 1966 e 1967, quando desativou seu departamento de futebol profissional.
O clube optou por investir no seu clube social com piscinas e quadras por considerar o futebol um investimento muito alto e que gerava prejuízos.
Mas o "Vermelhinho", como é conhecido nos tempos atuais, está com a sede penhorada por causa de dívidas e não tem mais a força do passado.
O maior rival Esporte Clube Operário disputou os campeonatos de 1954 e 1958 da terceira divisão. Também está extinto. O que sobrou é um terreno em frente ao Centro Cultural de Ourinhos, na região do Terminal Rodoviário.
Em 1978, o União da Barra Funda de Ourinhos tentou fazer história ao ingressar na 5ª divisão. Durou um ano, se licenciou em 1979, o que motivou o Esporte Clube Gazeta do mesmo bairro a criar departamento profissional e disputar a 5ª divisão em 1979 e depois a terceira divisão em 1980, 1981 e 1982, quando pediu afastamento da FPF. Ainda o alvinegro tentaria voltar aos campos em 2000 na 5ª divisão, mas posteriormente preferiu se afastar das competições da terceirona. O Gazeta também enfrentou problemas financeiros e nem tem mais sua sede social.
Uma foto do time juvenil do Esporte Olímpico (Foto acervo: José Luiz Martins)

Nenhum comentário:

Postar um comentário